Olá ouvinte! Esta é mais uma edição do podcast Apocalypson do blog Cachorro Solitário. Você encontra este podcast no seu agregador favorito. Estamos sempre de ouvidos e mente abertos para receber seus comentários e sugestões. E, se você tem gostado do nosso conteúdo, compartilhe com os amigos.
Bárbara (@barbacoe) e recebe os professores Etson Delegá (@etsondelega), Freire (@rsfreirejr), Pablo de Assis (@passis) e Adriana Silva de Araújo (@adriaraujo.neuropsicopedagoga)para conversamos sobre ensino universitário, extensão e pesquisa e como a pandemia do novo coronavírus tem atingido professores, estudantes e pesquisadores.
O marco legal do Ensino Superior no Brasil é baseado na ideia de uma “Universidade de Ensino, Pesquisa e Extensão”, mas nem todas as instituições realizam estas três atividades. No Brasil, o ensino superior é, principalmente um instrumento de formação profissional e, ainda assim, não corresponde ao avanço das economias e tecnologias. Apesar de termos atingido a ‘universalidade’ no ensino fundamental (99.1% das crianças de 14 anos estão na escola) e de 88.2% dos jovens com 17 anos estarem matriculados no ensino médio (dados de 2018), só cerca de 25% dos egressos iniciam um curso superior na idade correta (a média mundial é de 30% – OCDE, 2017). O Brasil é um dos países que menos investem no ensino fundamental e médio. Gasta 3x mais por aluno matriculado no ensino superior. Como vivenciar esta realidade? Como é o aluno que chega ao ensino universitário? O ensino universitário está atingindo suas metas?
Essa e outras questões são discutidas nessa edição.
Comentado no programa:
Canal Estudos em Psicologia Analítica PR
Este é um podcast do blog www.cachorrosolitario.com.br