“Olhe-se no espelho que a poesia é você.”
O tigre e a neve (2005) é um filme do diretor italiano Roberto Benigni, que também atua como um dos personagens principais.
O filme conta-nos sobre Attilio (Benigni), um poeta e professor universitário apaixonado, que faz de tudo para conquistar a mulher que ama, Vittoria (Nicoletta Braschi), encarando a realidade sempre de maneira lúdica.
Guerra e Poesia
Ele é amigo de Fuad (Jean Reno), um poeta iraquiano que resolve voltar para seu país com o início da guerra com os Estados Unidos, como uma forma de apoiar seu povo.
Vittoria está escrevendo um livro sobre Fuad, então resolve segui-lo até o Iraque para entrevistá-lo e fazer pesquisas a seu respeito. No entanto, assim que chega ao Iraque, ela é atingida por um bombardeio e fica gravemente ferida.
Ao saber disso, o poeta-professor tem um forte choque de realidade, pois, fazendo tudo que está ao seu alcance para encontrar sua amada e zelar por sua vida, vai ao Iraque e encontra um país completamente destruído pela guerra: não há mercados, farmácias, estradas etc., e o hospital onde Vittoria está funciona precariamente, quase que só para aliviar a dor dos feridos, nada mais.
Seguindo então as recomendações do médico, Attilio tenta conseguir os suprimentos necessários para curar e manter a vida de Vittoria.
Com a delicadeza que é característica dos filmes de Benigni, enquanto conta a saga de um homem apaixonado, o filme mostra também todas as mazelas de uma guerra, que só causam tristeza e miséria para o homem – não como individuo, mas como ser humano.
Um estrangeiro na guerra
O filme faz também uma associação interessante ao mostrar a imagem do poeta como alguém avoado e apaixonado pela vida contrastando-o com a tensão e a morte que emanam da guerra. Podemos entender isso como uma tentativa de repetir A vida é bela, mas transportando a metáfora e, talvez, a empatia dos espectadores para o Iraque.
O que reforça este ponto de vista é que, enquanto está em solo árabe, Attilio repete o tempo todo que é italiano, como se a guerra não fosse problema seu ou não pudesse atingi-lo, assim como muitos países/povos agem quando a guerra não é em seu território ou não o afetam diretamente.
Há ainda uma reviravolta no final que nos pega desprevenidos, mostrando que nem o mais apaixonado dos seres humanos é perfeito. Mas quem é?
Curiosidades:
– O tigre e a neve é o nome do livro que Attilio havia lançado pouco tempo antes de começarmos a acompanhar sua história.
– O filme conta com a participação de Tom Waits, e sua belíssima You Can Never Hold Back Spring.
– Se você ficou curioso, pode assistir ao filme completo aqui.
_____________________________