Eu caminhava por uma avenida, um ônibus vinha em alta velocidade próximo da calçada, era só eu inclinar um pouco a cabeça em direção ao asfalto pouco antes dele passar ao meu lado para eu dar adeus a tudo.
Claro que não fiz isso, senão eu não estaria escrevendo agora.
Menos de 1 hora depois, eu curiosa distraidamente dentro de um ônibus pensava em como deixar menos traumatizado quem quer que encontrasse meu corpo morto por mim mesmo.
A cerca de 12 anos eu tenho que me controlar, pouco eu confesso, para não abrir a porta e pular, ao andar no banco do carona de um carro em alta velocidade, todas as vezes que voei de avião tive vontade de abrir a porta e voar/cair.
Remédios ou overdoses ou tiros não me interessam muito, forca é a opção mais popular e barata, pular do alto eu gostaria, mas o estrago seria muito grande!
Há o suicídio aos poucos, aquele do cigarro, da vodca, das noites mal dormidas, do sexo inconsequente.
Com isso há ainda um sentido de responsabilidade (pelos outros) e de auto-proteção (por causa dos outros) que fazem com que a decisão final seja adiada.
E por que não adiar? Quem sabe quem se pode encontrar nos próximos minutos, na manhã seguinte, ou o que pode acontecer nas próximas semanas ou meses…
O problema é quando demora demais pra algo acontecer, aí a força da esperança vai indo embora, na fila das salvações possíveis vem a Fé, mesmo a das igrejas, e, mesmo lá, muitos se apegam, criam grupos, afinidades são moldadas, há a possibilidade de se voltar à vida, desde que se acredite.
Há muitos meios de lutar contra a vontade de se matar, e nem sempre é fácil, mas sempre é possível.
Sei que tem vezes só um abraço ajudaria, ou alguém que diz que a gente é importante de alguma maneira, como o Super fez pra uma moça qualquer, mesmo quando ele mesmo estava ferrado e prestes a morrer:
No filme “A corrente do bem” tem uma cena parecida,quando um viciado em drogas salva a vida de uma mulher que ia pular da ponte, apenas com algumas palavras e um abraço.
Uma música da banda Ludov dizia “As vezes é apenas questão de ouvir… O que os outros tem a dizer”.
E tem algumas vezes que nos falta isso, e as pessoas deixam a vida por acreditar que não tem mais importância pra ninguém, que a falta de atenção de todos com relação a ele é mais importante que o que se acredita sobre si.
Alguns se suicidam por vaidade , como um grande empresário que vai perder tudo e ser preso por maracutaia e prefere se matar, ou ainda por medo de sofrer muito por alguma besteira que fez.
Eu conheço tudo isso, e digo que sempre vale a pena tentar um pouco mais.
Sei que às vezes é foda, sei que sempre vou ver os veículos velozes e lugares altos de uma maneira muito diferente da que você, mas eu prefiro resistir enquanto tiver alguma força para lutar.
Abraço.
——–
Me identifiquei muito com as suas palavras, porém, os meios que nos levam a estas conclusões possam ser diferente. Afinal, cada ser é um mundo!
Nao vejo essa hipótese como uma derrota e muito menos me considero uma pessoa infeliz, apenas sinto uma necessidade de recomeçar e sem essa de cada dia é um novo dia. As vezes sinto vontade de ir até o outro lado, só pra ver como é, outras, é por simples decepçao alheia.
Quando criança tinha a idéia que viveria somente até os 30, nao sei o porquê. Curiosamente, hoje tenho essa idade e a vontade de conhecer o outro plano nunca esteve tao proxima à realidade. No entanto, como você mesmo menciona, a curiosidade pelo que pode acontecer no minuto seguinte, é a maior oposiçao a este pensamento. E o tempo, seja ele relativo ou nao, acho que a maior relatividade está dentro de nós mesmo, e nas nossas vontades ou capacidades.
No final, a única certeza que tenho é que esse momento chegará, e enquanto isso, vou desfrutando do caminho.
Apesar do clima pesado e do tema, acho que o que realmente impera nesse texto é a vontade de viver e a esperança de que lá na frente as coisas serão melhores!
no please!!!!!!!!!!!!!! ñ diga isso my friend vc ñ consegue ver??? a magia q há em viver!!!!!!!!! :):):)…”viver é foda, viver é dificil” + a vida é tão bela, vc precisa se apaixonar pela vida please, pra isso vc ñ precisa ser perfeito, ninguém é…senão todos seriamos Deus?!?
Olha quem diz isso é uma suicida em potencial, eu sou fumante, mas eu amo viver, eu posso ta fudida, c acha q eu penso em morrer, ñnnnnn eu sou louca pela vida, eu n tenho medo da morte,mas a minha vontade é viver pra sempre, eu penso q talvez eu esteja falando de um amor abstrato sabe, apesar de ter mts defeitos, eu sinto q eu amo a humanidade, e provavelmente eu tenho mt fé tb, pq eu tenho esperança, alguma coisa bem la no fundo, no fundinho mesmo me diz, q a vida é um sopro, somos espirito, não matéria o corpo carnal sabe, somos irmãos tb…espero q vc seja picado tb pelo virus do amor a vida 🙂 😉
P.S:por favor resista ate o ultimo suspiro vale a pena, experimente amar sem esperar nada em troca, amar por sentir-se bem ok
as vezes o sofrimento é cruel, mas sempre vale a pena dar tempo ao tempo. abç