“O mundo é o seu caderno, as páginas em que você faz suas somas. Não é a Realidade, embora você possa expressar a realidade ali, se quiser. Você também tem a liberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas.”
É um belo livro do aviador e escritor estadunidense Richard Bach, que ficou mundialmente conhecido pelo livro “Fernão Capelo Gaivota”.
No livro “Ilusões – As Aventuras de um Messias Indeciso” ele mistura sua realidade com o inusitado onde ele próprio encarna um aviador que passa seus anos indo de cidade em cidade no interior dos EUA com uma pequena aeronave oferecendo um serviço muito interessante: passeios aéreos.
Em um dia rotineiro ele encontra um homem (Dom Shimoda), também aviador, mas com costumes diferentes, com vestes diferentes, um avião que parece sempre novo, e a partir daí começa uma relação de aprendizado onde o leitor acaba se envolvendo e aprendendo com os ensinamentos nem sempre tão didáticos desse inusitado Messias.
O título “Ilusões” vem da maneira como as pessoas normalmente enxergam a vida e o subtítulo do fato de o Messias estar cansado de ser alguém tão divino no meio de pessoas que passam longe disso.
É um livro divertido, tem reviravoltas interessantes mas é leve e simples, embora carregado de conhecimento e tem até um livro dentro dele (o famoso “Manual do Messias”).
Se quer algo menos humano e fantasioso, escolha outro livro.
“Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Vocês são todos aprendizes, fazedores, professores.”
Como curiosidade, tem uma música do Raul Seixas chamada “Um Messias Indeciso”, não sei se é uma referência direta a esse livro, já que o Raul pegava referências de diversos lugares para compor suas músicas e criar suas letras, segue abaixo:
httpv://www.youtube.com/watch?v=VC2EGwm0ysw
Um grande abraço!
—————
Li este livro na minha adolecência e lembro até hoje,como se estivesse acabado de ler. É simplesmente maravilhoso. Vanessa
Este livro é realmente incrível. Acabei de ler e recomendo.
Para mim foi uma surpresa descobrir que existe uma música do Raul Seixas com este mesmo título e que fala sobre o tema do livro. Adorei.
Muito boa também esta resenha.
Obrigado Amanda! É sempre bom poder contribuir com o conhecimento de alguém. O Raul bebia de todas as fontes, de maneiras descaradas, mas os resultados costumavam ser tão únicos que não se percebia o link.