“Você sabe que somos apenas cobaias.”
– Barris
Acabei de ver o filme de ficção científica / policial / drogas e o percebi como uma experiência realmente única.
O HOMEM DUPLO (A Scanner Darkly, EUA, 2006). Baseado num livro de Philip K. Dick (escritor de ficção cientifica fodão, que já teve os seguintes filmes inspirados em sua obra: Minority Report: A Nova Lei, Total Recall – O Vingador do Futuro, Screamers – Assassinos Cibernéticos, O Pagamento e Blade Runner (o único que eu li o livro)).
Nele é utilizada a Rotoscopia, de uma maneira que tranforma a realidade, distorcendo a maneira como a vemos. Pra quem gosta de animação é um atrativo a mais.
A história se passa 7 anos no futuro, onde há uma droga nova chamada “Substância D” (que viciou cerca de 20% da população, e é feita se utilizando uma flor azul), um policial infiltrado (Keanu) entre traficantes de drogas.
A substância D é altamente viciante, e é alucinógena em um estado mais avançado de dependência:
Ele começa a ficar confuso com relação à quem ele é, a realidade começa a se desdobrar, a se transmutar, e o policial vira o traficante, (ou era um traficante/drogado que fingia ser policial)?
Conflios mentais, atuações fantásticas (Robert Downey Jr. (James Barris) rouba a cena, Rory Cochrane (Charles Freck) está hilário, Keanu Reeves (Bob Arctor/ Eric/Bruce) se dedicou bastante como sempre e consegue convencer, Winona Ryder (Donna Hawthorne) linda, espetacular e Woody Harrelson engraçadíssimo) e um roteiro de primeira, cheio de reviravoltas, eu recomendo para aqueles que gostam de pensar um pouco e não gostam que venha tudo mastigado. Além de diálogos bizarros que ajudam a criar personagens carismáticos (principalmente o maluco do Barris).
Ah! Tem umas músicas do Radiohead! Eu não sabia, me pegou de surpresa… E tem uma cena de suicídio, onde o personagem liga o rádio, e a voz que aparece é a do autor do livro lendo o trecho onde isso acontece, gravado em 1977!!
“Sua vida, e assistir a sua vida, é como assistir a erros de gravação da espécie humana”
-Barris
EXTRAS:
Trailer:
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater baseado em livro de Philip K. Dick
Produção Executiva: George Clooney; Steven Soderbergh; John Sloss; Jennifer Fox; Ben Cosgrove
Música: Graham Reynolds
Efeitos Especiais: Steve Krieger; Randy E. Moore; Bob Sabiston; Richard Gordoa
Elenco:
Na mesma pegada de animação, tem o WAKING LIFE (2001). Filmaço duca!!!!!
By the way, “O HOMEM DUPLO” também é fodástico.
😉